PF investiga consultoria que usava fintech em golpe com créditos tributários falsos
Operação investiga fraude milionária com créditos tributários falsos. Golpistas criaram uma fintech para dar aparência de legalidade às transações ilícitas e enganar clientes.
Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (24), uma operação contra uma falsa consultoria envolvida em um esquema de venda de créditos tributários inexistentes, causando prejuízo acima de R$ 450 milhões.
Os responsáveis pela fraude criaram uma fintech para movimentar os valores obtidos e dificultar o rastreamento dos recursos ilícitos. A estratégia visava dar aparência de legalidade às transações e atrair novos clientes com promessas de compensações tributárias vantajosas.
A prática de créditos tributários é legal no Brasil, mas os créditos vendidos por essa consultoria não tinham lastro ou validade jurídica, beneficiando apenas os operadores da fraude.
A operação inclui dez mandados de busca e apreensão em residências, escritórios da consultoria e na sede da fintech, abrangendo diversos estados.
A quadrilha simulava operações regulares, dificultando a identificação de irregularidades. A movimentação era realizada por contas bancárias da fintech, mascarando a origem ilícita dos valores.
Além da venda de créditos falsos, a consultoria oferecia serviços de regularização tributária, induzindo clientes ao erro e comprometendo a situação fiscal de empresas envolvidas.