Petrobras tem vantagem porque barreiras comerciais vão encarecer custo de energia, diz presidente do BNDES
Mercadante aponta autossuficiência e energias renováveis do Brasil como diferenciais estratégicos frente aos tarifaços dos EUA. Ele ressalta a importância da Petrobras para reduzir custos internos e aumentar competitividade econômica.
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, destacou as vantagens competitivas do Brasil e da Petrobras diante dos tarifaços do presidente dos EUA, Donald Trump.
Ele afirmou que a defesa comercial global encarecerá o custo da energia. O Brasil é autossuficiente em energia (exceto no refino) e é líder em energia renovável.
Mercadante ressaltou que a Petrobras ajuda a reduzir o preço interno de combustível, essencial para aumentar a competitividade. Ele apontou que, como importadores de derivados, é necessário aumentar a capacidade de refino.
Sobre a exploração de petróleo na Foz do Amazonas, Mercadante defendeu o respeito às exigências do Ibama e destacou a importância da pesquisa e conhecimento científico.
O presidente do BNDES elogiou a Petrobras por seu histórico de segurança na prospecção, mencionando que não houve acidentes relevantes, especialmente no pré-sal, que transformou a economia do Brasil.
Conteúdo publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico.