HOME FEEDBACK

Petrobras produzirá 35% dos fertilizantes em 2 anos, diz Teixeira

Petrobras se compromete a aumentar produção de fertilizantes para reduzir dependência de importações. Medida visa fortalecer a soberania alimentar do Brasil e garantir autonomia na agricultura.

Ministro Paulo Teixeira (PT) anunciou que a Petrobras produzirá 35% dos fertilizantes utilizados pela agricultura brasileira nos próximos 2 anos.

A declaração foi feita durante encontro com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), na 5ª reunião do Confert (Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas).

Teixeira destacou que, atualmente, o Brasil é totalmente dependente de fertilizantes importados, especialmente da Rússia, e considerou a produção da Petrobras como um avanço para a soberania alimentar.

Ele revelou também que a Petrobras recuperou 4 unidades produtoras de ureia. A expectativa é que, mesmo com a produção interna, o país ainda necessitará importar o produto de outros países.

O ministro pediu que haja uma política de Estado para garantir a autonomia na produção de fertilizantes nas próximas gestões.

Teixeira ainda falou sobre os desafios na importação de insumos e qualificou a reunião como uma esperança para o futuro da produção de fertilizantes no Brasil.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, ressaltou em abril que suprir toda a demanda interna de fertilizantes nitrogenados exigiria 30 milhões de m³/dia de gás natural.

A Petrobras atualmente possui 4 fábricas de fertilizantes.

Leia mais em poder360