HOME FEEDBACK

Petrobras pode redirecionar petróleo para Ásia devido à tarifa dos EUA, diz CEO

Petrobras avalia redirecionar exportações de petróleo após novas tarifas dos EUA. Presidente da estatal garante que o mercado norte-americano não é essencial e que a realocação é viável.

Petrobras (PETR4) está considerando redirecionar suas exportações de petróleo dos Estados Unidos para mercados na Ásia e Ásia-Pacífico devido às novas tarifas de 50% anunciadas por Donald Trump.

Em conversa com a Reuters, a presidente-executiva da estatal, Magda Chambriard, ressaltou que o mercado norte-americano não é essencial para a empresa.

Ela destacou: “É pouca coisa (que a Petrobras exporta para os EUA). Em geral, não estamos muito preocupados, dá para realocar.”

No primeiro trimestre, as exportações para os EUA representaram apenas 4% do total de embarques de petróleo da Petrobras.

Além disso, segundo a consultoria StoneX, menos de 3% do petróleo consumido pelos EUA em 2025 veio do Brasil, o que sugere que o impacto será mínimo.

As novas tarifas entrarão em vigor em 1º de agosto, após uma isenção anterior de 10%. Para os derivados de petróleo, as exportações para os EUA foram de 37% de 209 mil barris/dia no primeiro trimestre, com analistas afirmando que o volume pode ser facilmente redirecionado.

Leia mais em infomoney