Petrobras elege conselho com poucas mudanças nesta quarta (15)
Petrobras realiza eleições para novo conselho de administração com disputas acirradas entre investidores minoritários e a União. Oito das 11 cadeiras estarão em votação, refletindo a continuidade de um embate por representatividade no órgão.
Petrobrasconselho de administração nesta quarta-feira (16), mantendo a composição atual com poucas mudanças.
As eleições são necessárias devido à renúncia do advogado Marcelo Gasparino em março, que fez com que a votação fosse antecipada.
Investidores minoritários disputam vagas contra a União, com acionistas com mais de 5% do capital solicitando voto múltiplo para eleição separada dos candidatos.
Atualmente, o conselho tem 11 cadeiras, mas apenas 8 estão em votação. A renúncia de Gasparino obrigou esta nova eleição, pois ele ocupava uma das vagas.
O governo indicou oito nomes para a disputa, incluindo Magda Chambriard (presidente da Petrobras) e outros secretários ligados à administração federal, que enfrentaram questionamentos de conflitos de interesse.
Três indicados pelos minoritários são: Juca Abdalla (membro atual), Aloisio Macário Ferreira de Souza e Thales Kroth de Souza.
Na eleição, não estarão em disputa as duas vagas obrigatórias de minoritários, ocupadas por Francisco Petros e Jerônimo Antunes, nem a vaga da representante dos trabalhadores, Rosângela Buzanelli.