Petrobras: acionistas elegem novo Conselho de Administração
Acionistas renovam parcialmente o Conselho de Administração da Petrobras durante Assembleia Geral. Mudanças incluem a saída de Vitor Saback e a entrada de José Fernando Coura, com reconduções significativas para Pietro Mendes e Magda Chambriard.
Os acionistas da Petrobras elegeram, nesta quarta-feira, os novos integrantes do Conselho de Administração, composto por 11 membros, durante Assembleia Geral Ordinária (AGO).
A União manteve seus seis assentos, com apenas uma troca: Vitor Saback saiu e José Fernando Coura entrou, indicado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.
Pietro Mendes foi reconduzido como presidente do conselho, ao lado de Magda Chambriard, cuja aprovação garante seu mandato até 2027.
Os acionistas também aprovaram a recondução de outros três conselheiros indicados pela União:
- Bruno Moretti
- Rafael Dubeux
- Renato Galuppo
Mendes, ao mesmo tempo em que é presidente do conselho, está indicado para uma diretoria na Agência Nacional do Petróleo (ANP), mas permanece no cargo até a aprovação pelo Senado.
Entre os 11 membros do Conselho, a eleição envolveu oito cadeiras, sendo:
- Seis do governo
- Quatro representantes dos minoritários
- Uma vaga para os empregados
Dos minoritários, João Abdalla Filho foi reeleito pelo fundo Dinâmica Energia, enquanto Aloisio Macário Ferreira de Souza ocupou a vaga que era de Marcelo Gasparino, que renunciou.
Francisco Petros e Jerônimo Antunes seguirão como conselheiros pelos acionistas minoritários, com mandatos até 2026, assim como a representante dos empregados, Rosangela Buzanelli Torres.