HOME FEEDBACK

Pessimismo sobre futuro da economia no Brasil cresce e supera otimismo, indica Quaest

Expectativa negativa sobre a economia brasileira atinge o pior nível desde o início da série histórica. A pesquisa revela que 43% dos brasileiros acreditam em uma piora econômica nos próximos 12 meses.

Pesquisa Genial/Quaest mostra a pior expectativa sobre a economia brasileira desde junho de 2023.

Após a
sobretaxa de 50% imposta por Donald Trump, 43% dos brasileiros acreditam que a economia piorará nos próximos 12 meses, enquanto apenas 35% acreditam em melhora. Outros 19% acham que a situação permanecerá igual, e 3% não souberam responder.

Na pesquisa anterior, o índice positivo era de 45%, agora, a tendência se inverteu. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

De acordo com Felipe Nunes, diretor da Quaest, essa expectativa pode estar ligada ao cenário internacional.

Apesar de uma ligeira melhora na avaliação do governo Lula, a percepção continua majoritariamente negativa. Para 21%, a economia melhorou e 46%

A pesquisa indica que:

  • 76% afirmam que o preço dos alimentos está alto;
  • 80% acreditam que o poder de compra diminuiu em relação ao ano anterior;
  • 72% consideram um erro as tarifas de Trump ao Brasil;
  • 53% apoiam a reação de Lula.

A pesquisa foi realizada com 2.004 entrevistas em 120 municípios entre 10 e 14 de outubro, e é financiada pela Genial Investimentos.

Atualmente, Lula conta com 40% de avaliação negativa e 28% positiva. O governo busca negociar a sobretaxa, enquanto se prepara para possíveis retaliações aos EUA.

Leia mais em folha