Pedro Sánchez pede urgência na concretização do acordo entre União Europeia e Mercosul
Presidente espanhol pede urgência na ratificação do acordo entre UE e Mercosul em visita ao Uruguai. Sánchez ressalta a importância da colaboração entre os blocos comerciais para o desenvolvimento econômico e estabilidade regional.
Pedro Sánchez, o presidente do governo da Espanha, fez um apelo em 22 de outubro para a conclusão do Acordo UE-Mercosul, afirmando que é hora de concretizá-lo “de uma vez por todas”.
Em seu discurso no fórum empresarial em Montevidéu, durante sua primeira visita oficial ao Uruguai, ele enfatizou a estabilidade política e a qualidade democrática do país, bem como a confiança que gera nos investidores.
Sánchez mencionou que cerca de 100 empresas espanholas estão ativas no Uruguai, destacando a importância do investimento espanhol na região.
O presidente espanhol defendeu a visão de um mundo aberto e colaborativo e destacou que a cooperação é essencial para o avanço.
- Ele afirmou: “Não temos outra opção. Temos que conseguir um acordo entre ambos os blocos comerciais.”
- O acordo criaria a maior área de livre comércio do mundo, com mais de 700 milhões de habitantes.
- Seria uma resposta eficaz ao cenário de insegurança internacional.
Sánchez ressaltou a relevância de mercados abertos e regras claras, especialmente em momentos desafiadores para o comércio.
Antes do fórum, ele conversou com representantes de empresas espanholas no Uruguai e prometeu transmitir suas preocupações ao presidente uruguaio, Yamandú Orsi.
O mandatário espanhol enfatizou que as empresas espanholas visam complementar e aliar-se ao talento local, gerando emprego e prosperidade.