HOME FEEDBACK

‘Payroll’ e tarifas derrubam índices em NY; Ibovespa cai 0,48% e BB recua quase 7%

Investidores reagem a sinais de fraqueza no mercado de trabalho e novas tarifas comerciais, pressionando o Federal Reserve a reconsiderar a taxa de juros. Os principais índices de Wall Street e o Ibovespa enfrentam quedas significativas, refletindo o clima de incerteza econômica.

Wall Street começou a perder confiança nesta semana após meses de resiliência, devido à guerra comercial de Donald Trump e à postura cautelosa do Federal Reserve em manter taxas de juros elevadas.

O fraco crescimento do emprego em julho e novas tarifas de Trump abalou os investidores na sexta-feira (1 de agosto). O índice Nasdaq Composite caiu 2,24% e o S&P 500 recuou 1,60%.

No Brasil, o Ibovespa também teve queda de 0,48%, aos 132.437,39 pontos, influenciado pelo sentimento negativo global. A alta das ações da Vale (VALE3) (+0,54%) após o resultado do 2º trimestre não foi suficiente para conter a queda.

A ação do Banco do Brasil (BBAS3) caiu 6,85% para R$ 18,35, após o BTG Pactual reduzir o preço-alvo devido a preocupações com inadimplência no agronegócio.

O dólar se desvalorizou 1,04% em relação ao real, encerrando em R$ 5,54, após a queda nos rendimentos dos Treasuries nos EUA.

Um relatório dos EUA mostrou desaceleração no mercado de trabalho, levando traders a buscar segurança em títulos do governo, fazendo os rendimentos das notas de dois anos caírem para 3,71%.

Com apostas crescentes para um corte nas taxas na próxima reunião do Fed, o S&P 500 se prepara para a pior semana desde abril. Segundo Jeff Schulze da ClearBridge Investments, “com a criação de empregos estagnadas e tarifas adversas, há alta probabilidade de um resultado negativo no payroll nos próximos meses.”

— Com informações da Bloomberg News.

Leia mais em bloomberg