Pastor de SP é denunciado após dizer que autismo está relacionado a “entidade do mal”
Pastor é denunciado por declarações polêmicas sobre autismo, ligando à mitologia e a um "mal geracional". Organizações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência reagem com indignação às suas falas.
Pastor evangélico Rogério Zayit é denunciado após associar o autismo a um “mal geracional” e a entidades religiosas.
A declaração, feita em um vídeo, gerou forte reação de pais, ativistas e organizações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
No vídeo, ele afirma que “a entidade que rege o autismo está ligada a Ares, Ogum e São Jorge” e que “o autismo é frenético e, às vezes, violento”. Declara ainda que “toda pessoa que tem um autista em sua casa está ligada a um mal geracional”.
As falas foram classificadas como preconceituosas, desinformadas e perigosas por familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e entidades especializadas.
Rogério Zayit é pastor da igreja Ministério Apostólico Intimidade e Poder, em Guarulhos, e possui cerca de 25 mil seguidores nas redes sociais, onde costuma abordar temas polêmicos.
A denúncia foi realizada por grupos de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, que também acionaram o Ministério Público.