HOME FEEDBACK

Partido de Milei mantém larga liderança em pesquisa para eleições de meio de mandato

Javier Milei lidera pesquisas com quase 39% das intenções de voto, enquanto sua popularidade enfrenta desafios em meio à desaprovação crescente. Ele busca aumentar sua base no congresso para avançar com reformas diante de um eleitorado dividido sobre sua agenda econômica.

La Libertad Avanza, partido de Javier Milei, é o favorito nas intenções de voto para as eleições legislativas de outubro na Argentina, segundo a pesquisa LatAm Pulse, realizada pela Atlas Intel em parceria com a Bloomberg.

Quase 39% dos entrevistados preferem Milei, à frente do Unión por la Patria, da ex-presidente Cristina Kirchner, por mais de 10%.

Outros partidos, como o PRO, do ex-presidente Mauricio Macri, registram menos de 10% de intenções de voto.

As eleições serão um teste para a agenda econômica liberal de Milei, que atualmente enfrenta minoria no congresso. Um aumento na base governista poderia facilitar reformas tributárias e trabalhistas.

Os eleitores vão escolher metade das cadeiras da Câmara e um terço do Senado em 26 de outubro. Investidores esperam que o resultado indicará a viabilidade política das políticas econômicas de Milei.

A pesquisa entrevistou 4.080 pessoas entre 25 e 28 de julho. Cerca de 12% ainda não se decidiram, e 5% devem votar em branco ou anular o voto.

A desaprovação de Milei chega a 48%, com apenas 45% de aprovação. Aproximadamente 43% consideram seu governo "ruim ou péssimo", enquanto 36% o avaliam como "bom".

A pesquisa também revela uma descrença generalizada sobre a situação econômica: 59% classificam a economia atual como "ruim", e 68% afirmam o mesmo sobre o mercado de trabalho.

Para os próximos seis meses, 46% acreditam em uma melhora na economia, e 42% no mercado de trabalho.

Leia mais em valoreconomico