Parlamento da Ucrânia aprova nova primeira-ministra do país
Yulia Svyrydenko é nomeada primeira-ministra da Ucrânia em meio a reformulação do governo de Zelensky. A nova premiê traz experiência em negociações com os EUA e foco em fortalecer a soberania ucraniana.
Parlamento da Ucrânia aprova Yulia Svyrydenko como nova primeira-ministra nesta quinta-feira (17), com 262 votos a favor dos 450 assentos.
A nomeação foi apoiada pelo presidente Volodymyr Zelensky e faz parte da maior reforma de seu governo desde o início da guerra com a Rússia.
Svyrydenko, de 39 anos, era ministra da Economia e vice-primeira-ministra desde novembro de 2021. O parlamento também deve votar na nomeação de Denys Shmyhal como ministro da Defesa.
Zelensky deseja que o novo gabinete se concentre na desregulamentação, cooperação econômica com aliados e punições severas para ameaças à soberania da Ucrânia.
A nova primeira-ministra tem experiência em negociações com os EUA e já assinou um acordo com o secretário do Tesouro, propiciando acesso preferencial a contratos de minerais ucranianos.
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, parabenizou Svyrydenko, afirmando que a UE está ao lado da Ucrânia em sua luta pela sobrevivência.
Por outro lado, parlamentares da oposição expressaram ceticismo sobre o novo governo, sugerindo que ele pode ser amplamente subordinado a Zelensky.
Zelensky também anunciou “acordos futuros” com os Estados Unidos para fortalecer a Ucrânia. Recentemente, Donald Trump anunciou o envio de armamento de última geração à Ucrânia via OTAN.
O governo de Svyrydenko terá a tarefa de auditar contratos de defesa existentes e produzir 50% das armas localmente.