Para 46%, Bolsonaro é o culpado por tarifas dos EUA contra o Brasil, diz PoderData
Pesquisa revela que 46% dos eleitores culpam Bolsonaro pelas sanções dos EUA, enquanto 32% apontam Lula. O governo intensifica esforços para vincular a imagem do ex-presidente à crise econômica e explorar o sentimento nacionalista.
Pesquisa PoderData revela que 46% dos eleitores que conhecem as novas tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil responsabilizam Jair Bolsonaro e sua família.
Realizada entre 26 e 28 de julho de 2025, a pesquisa mostra que:
- 32% dos entrevistados culpam Luiz Inácio Lula da Silva;
- 23% não souberam responder.
A tarifa de 50% sobre produtos brasileiros foi anunciada por Donald Trump em 9 de julho, citando a “perseguição judicial” a Bolsonaro e desequilíbrios comerciais.
Desde então, Lula intensificou a comunicação para associar Bolsonaro ao impacto econômico, rotulando-o de “traidor da pátria”, especialmente após publicações de alinhamento com Trump.
Um terço atribui a culpa ao governo, mas a narrativa oficial está ganhando força. O Palácio do Planalto acredita que o “efeito anti-Trump” pode beneficiar Lula nas eleições, especialmente entre eleitores sensíveis a temas de soberania nacional.
A pesquisa foi realizada com 2.500 entrevistas em 182 municípios, com margem de erro de 2% e intervalo de confiança de 95%.