HOME FEEDBACK

Para 34% dos bolsonaristas, família Bolsonaro é culpada por tarifaço, aponta pesquisa

Pesquisa revela que um terço dos eleitores de Bolsonaro culpa o ex-presidente e sua família pelas tarifas impostas pelos EUA. Esse cenário gera divisões entre os apoiadores de ambos os líderes, com uma maioria dos eleitores de Lula considerando Bolsonaro responsável pelo "tarifaço".

Pesquisa PoderData: Um terço dos eleitores que votaram em Jair Bolsonaro (PL) acredita que ele e sua família são responsáveis pelas tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

Segundo a pesquisa, 34% dos bolsonaristas culpam Bolsonaro e seus filhos pela medida.

Outros 40% responsabilizam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelas tarifas adotadas pelo governo Trump. 26% não souberam ou não quiseram responder.

Entre os eleitores de Lula, 55% atribuem a culpa à família Bolsonaro, enquanto 26% culpam o próprio Lula.

As tarifas foram anunciadas pelo presidente dos EUA no dia 9 de julho, com justificativa relacionada ao tratamento da Justiça a Jair Bolsonaro e à liberdade de expressão.

No dia 30, Trump assinou o decreto que oficializa a tarifa, mas criou quase 700 exceções.

Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, está nos EUA desde o início do ano, tentando pressionar o governo americano sobre a ação penal contra seu pai.

Em entrevista, ele afirmou que comitiva do Senado não terá sucesso nas negociações e que trabalha para “não encontrar diálogo”.

A pesquisa entrevistou 2.500 pessoas entre 26 e 28 de julho, com margem de erro de dois pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.

Leia mais em estadao