Papa teve programa de TV e homilias transformadas em álbum de rock
Papa Francisco, o primeiro pontífice latino-americano, faleceu após enfrentar complicações de saúde. Sua morte marca o fim de um legado de diálogo inter-religioso e inovação na comunicação da Igreja.
O papa Francisco faleceu nesta segunda-feira (21.abr.2025), aos 88 anos, devido a insuficiência cardíaca e AVC, conforme informou o Vaticano.
O papa argentino foi desconhecido por muitos por suas participações como apresentador de TV e por ter sua homilia transformada em músicas de rock.
Canal 21: Em sua época como arcebispo de Buenos Aires, Francisco criou este canal que, em 2014, foi renomeado para Orbe 21. Ele apresentava o programa “Bíblia, Diálogo Vigente”, que discutia temas como inclusão e justiça.
A atração recebeu o prêmio Martín Fierro e um prêmio honorário em 2013.
Carreira musical: Francisco teve suas homilias incorporadas no álbum de rock “Wake Up! Music Album with His Words and Prayers” em 2015, apresentando música contemporânea popular em um contexto religioso.
Últimos dias: Em fevereiro de 2025, Francisco foi internado para tratar bronquite, sendo diagnosticado com pneumonia. Ele teve uma crise prolongada de asma e passou por transfusões de sangue antes de receber alta em março.
Na última aparição pública em 20.abr.2025, o papa deseja uma “feliz Páscoa” aos fiéis, apesar de suas dificuldades. Ele exortou políticos a não cederem à “lógica do medo” e pediu pelo desarmamento.
Conclave: Com a morte de Francisco, o conclave dos cardeais será convocado para eleger o 267º papa. A votação é realizada na Capela Sistina e requer 2/3 dos votos.
Os cardeais informarão o novo papa através de fumaça: fumaça preta se não houver escolha e fumaça branca se um novo líder for selecionado.