Papa Leão oferece Vaticano para negociações entre Rússia e Ucrânia
Pope Leo XIV expresses Vatican's willingness to mediate negotiations between Ukraine and Russia. Zelensky emphasizes the urgency for a just and lasting peace amid ongoing conflict.
Encontro entre Papa Leão XIV e Zelensky
O papa Leão XIV e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se encontraram em Castel Gandolfo, na quarta-feira (9.jul.2025).
No encontro, o papa afirmou que o Vaticano está disposto a receber representantes da Rússia e da Ucrânia para negociações.
Essa foi a 2ª reunião entre os líderes desde o início do pontificado do papa, há 2 meses. Discutiram a necessidade urgente de uma paz justa e duradoura.
Zelensky comentou em seu perfil no X (ex-Twitter) que conversas com a Rússia no Vaticano são “totalmente possíveis” para deter a agressão e alcançar uma paz genuína. No entanto, Moscou já rejeitou essa e outras propostas de diálogo.
Autoridades russas afirmam que o Vaticano não é um local neutro, já que está na Itália, um país-membro da Otan e apoiador da Ucrânia.
Zelensky está na Itália para uma conferência sobre a reconstrução e recuperação do país, marcada para os dias 10 e 11 de julho.
Em maio, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o papa se ofereceu para intermediar negociações entre Kiev e Moscou, mas o Vaticano não se manifestou sobre essa declaração.
Assista ao encontro (27s):