HOME FEEDBACK

Papa Francisco morre aos 88 anos, diz Vaticano

A morte do Papa Francisco marca o fim de um pontificado histórico e progressista, que enfatizou a defesa dos direitos humanos, a luta contra a pobreza e a proteção ambiental. O Vaticano anunciará em breve o início do conclave para escolher seu sucessor.

O Papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira, 21, aos 88 anos. O falecimento ocorreu na Casa Santa Marta, às 7h35 (horário da Itália, 2h35 no Brasil).

O cardeal Kevin Farrell anunciou a morte informando que Francisco dedicou sua vida ao serviço da Igreja e dos mais pobres.

Em fevereiro, o Papa foi internado com bronquite e, posteriormente, diagnosticado com pneumonia bilateral. Após 38 dias, foi para casa, onde não resistiu ao agravamento da saúde.

Com a morte do papa, o Vaticano declara a "Sé Vacante", e o Colégio de Cardeais iniciará o conclave para escolher seu sucessor.

Francisco, nascido na Argentina, foi eleito Papa em 2013, o primeiro latino-americano. Adotou o nome em homenagem a São Francisco de Assis, simbolizando a luta pelos pobres.

Seu papado foi marcado pelo combate à corrupção, pelas críticas ao capitalismo e pela defesa do meio ambiente.

Defesa dos Direitos Humanos: Francisco defendia políticas justas para migrantes, promovia o acolhimento de refugiados e criticava desigualdades sociais.

Ele também apoiou a Comunidade LGBTQIA+, sendo o primeiro papa a permitir bênçãos para casais homoafetivos. Sua encíclica Laudato Si' focou na crise ambiental e chamou a atenção para os perigos do consumismo.

Leia mais em exame