Papa Francisco deixa texto inédito com conselho para casais
Papa Francisco propõe que o amor deve ser encarado como uma dança constante, cheia de desafios e encantos. Ele ressalta a importância de uma preparação cuidadosa para o matrimônio, ressaltando que a verdadeira felicidade está em amar de forma plena e duradoura.
Papa Francisco comparou relacionamentos de namorados e recém-casados a um tango, em texto para o livro “Youcat: Amor para sempre”, que será publicado pela fundação editora do Catecismo oficial.
No prefácio, ele descreve essas relações como uma aventura que deve durar por toda a vida. Ele revela que já dançou muitas vezes na juventude e enfatiza a importância do amor, comparando o tango à dinâmica do dia a dia no matrimônio.
O volume é uma ferramenta para acompanhar jovens rumo ao matrimônio cristão. O papa ressalta que, na dança, os parceiros vivenciam proximidade e distância, e questiona os altos índices de divórcio: “Quantos casamentos hoje fracassam após três, cinco, sete anos?” Ele adverte os jovens a não acreditarem em casamentos passageiras e sim no amor duradouro.
Francisco destaca a necessidade de uma preparação cuidadosa para o matrimônio, afirmando que “com o amor não se brinca”. Ele propõe um “catecumenato” como um caminho de aprendizado e discernimento pessoal em relação ao amor, referindo-se à sua Exortação Apostólica, Amoris laetitia.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carolina Ferreira