Papa Francisco completa 1 mês de internação nesta 6ª feira
Papa Francisco completa um mês de internação para tratar uma pneumonia bilateral, mas quadro de saúde permanece estável. Celebrando 12 anos de pontificado, pontífice participa de confraternização no hospital.
Papa Francisco de 88 anos completa 1 mês de internação nesta 6ª feira (14.mar.2025), no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma.
Ele foi internado em 14 de fevereiro devido a uma bronquite, mas diagnosticado com pneumonia bilateral.
O Vaticano informou que o quadro de saúde do papa é estável e que ele alterna ventilação mecânica não invasiva à noite e oxigenação de alto-fluxo durante o dia.
Na 5ª feira (13.mar), Francisco completou 12 anos como líder da Igreja Católica, com uma missa de ação de graças no hospital e uma celebração com bolo.
Nascido em Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio é o 1º papa latino-americano e jesuíta. Foi ordenado sacerdote em 1969 e cardeal em 2001.
Francisco é conhecido por suas posturas sobre abuso sexual na Igreja, direitos dos migrantes, e a acolhida de homossexuais e divorciados. Em 2023, afirmou que mulheres transexuais são “filhas de Deus”.
Ele foi eleito papa após a renúncia de Bento XVI, o 1º pontífice a se aposentar em quase 600 anos.
O médico pneumologista Elie Fiss explicou que a pneumonia bilateral é uma infecção que afeta ambos os pulmões, sendo mais grave em pacientes idosos.
Os sintomas incluem febre, tosse e falta de ar, e o risco de complicações aumenta consideravelmente em idosos.