Países da ásia central apoiam reclamações da China contra os EUA
China e países da Ásia Central unem forças contra tarifas unilaterais dos EUA. Chanceleres reafirmam compromisso com o multilateralismo e buscam fortalecer laços comerciais para proteger interesses regionais.
Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, participou no sábado (26.abr.2025) do 6º encontro entre chanceleres da China e 5 países da Ásia Central, realizado em Almaty, Cazaquistão.
O resultado foi um documento conjunto contra a estratégia dos Estados Unidos de aplicar tarifas unilaterais.
Participaram do encontro autoridades diplomáticas dos seguintes países:
- Cazaquistão
- Quirguistão
- Tajiquistão
- Usbequistão
- Turcomenistão
No documento, os países concordaram em fortalecer relações comerciais para afastar a influência norte-americana, que ameaça seus interesses. Segundo os participantes,
“Todas as partes reafirmaram seu apoio ao multilateralismo e às regras do comércio internacional, e sua desaprovação ao protecionalismo unilateral.
Os países da Ásia Central são aliados da China, fazendo parte do plano de integração econômica conhecido como “Nova Rota da Seda”.
Desde o início da guerra comercial com os EUA, o governo chinês busca apoio internacional para enfrentar as tarifas norte-americanas, consideradas uma forma de “bullying” econômico.
Além disso, a China já solicitou apoio da Europa para combater as tarifas e garantir a estabilidade da economia global, temendo que os EUA negociem separadamente com seus parceiros comerciais.