HOME FEEDBACK

Países da ásia central apoiam reclamações da China contra os EUA

Ministros de Relações Exteriores da China e países da Ásia Central se unem contra tarifas unilaterais dos EUA. Documento conjunto ressalta apoio ao multilateralismo e a necessidade de fortalecer laços comerciais em meio à crescente influência norte-americana.

Wang Yi, Ministro das Relações Exteriores da China, participou no sábado (26.abr.2025) do 6º encontro entre chanceleres da China e 5 países da Ásia Central, em Almaty, Cazaquistão.

O resultado foi um documento conjunto contra a estratégia dos Estados Unidos de aplicar tarifas unilaterais. Os países participantes concordaram em fortalecer relações comerciais e afastar a influência norte-americana, que ameaçava seus interesses.

Os minitros de outros países presentes incluíram diplomatas do Cazaquistão e outros aliados, formando parte do plano econômico chinês chamado de “Nova Rota da Seda” para integração e investimentos.

No documento, as partes reafirmaram o apoio ao multilateralismo e desaprovação ao protecionsimo unilateral, comprometendo-se a coordenar e formar uma posição consistente contra as tarifas dos EUA.

Desde abril, com o início da guerra comercial com os EUA, o governo chinês tem buscado apoio global para enfrentar essa situação. Para a China, as tarifas são vistas como “bullying” econômico que desrespeita as regras do comércio internacional.

Recentemente, a China também solicitou apoio da Europa para combater as tarifas e garantir estabilidade à economia global, temendo que os EUA pressionem parceiros comerciais a cortar relações com a China.

Leia mais em poder360