Padilha critica Trump e diz que Brasil é seguro para pesquisadores
Ministro destaca segurança do Brasil para investimentos em pesquisas de vacinas de RNA mensageiro, em contraposição às ações de Trump. Durante evento em Montes Claros, Padilha anunciou a chegada de 500 pesquisadores internacionais para impulsionar os projetos nacionais.
Ministro da Saúde critica Trump por corte de recursos
O ministro Alexandre Padilha criticou o presidente dos EUA, Donald Trump, por cortar recursos e “perseguir” investidores em vacinas de RNA mensageiro, em discurso em Montes Claros (MG) nesta segunda-feira, 7 de abril de 2025.
Padilha afirmou que o Brasil é um lugar seguro para investimentos e pesquisas na área da saúde, destacando a necessidade de apoiar quem pesquisa vacinas.
Ele ressaltou: “O mundo da saúde está estarrecido. Trump alimenta um discurso de ódio contra pesquisadores de vacinas, especialmente aquelas com a plataforma RNA mensageiro, que salvou vidas na covid-19.”
O ministro anunciou que o Brasil está incentivando a pesquisa de vacinas de RNA em território nacional e que 500 pesquisadores estrangeiros devem chegar em breve para colaborar.
Padilha também mencionou que o Brasil, sob a liderança do presidente Lula, está desenvolvendo dois projetos de vacinas de RNA mensageiro, um na Fiocruz e outro no Butantan.
Ainda durante o evento, Padilha e Lula anunciaram a expansão da produção da Novo Nordisk em Montes Claros, com um investimento de R$ 6,4 bilhões para aumentar a capacidade de tratamento injetável de doenças crônicas.