HOME FEEDBACK

Padarias fechadas: Doze milhões de pessoas ficam sem 'baguete' no Dia do Trabalhador na França

Fechamento das padarias no Dia Internacional dos Trabalhadores gera descontentamento entre consumidores e profissionais do setor. A restrição afeta 12 milhões de pessoas e representa uma significativa perda econômica para os estabelecimentos.

Cerca de 12 milhões de franceses e turistas ficaram sem a tradicional 'baguete' e croissants frescos nesta quinta-feira, Dia Internacional dos Trabalhadores, devido ao fechamento das padarias.

Dominique Anract, presidente da confederação de padarias, lamentou: "Não acho isso normal. Pensávamos que éramos essenciais, como a imprensa".

Ele ressaltou que os 12 milhões de clientes diários "não passarão fome", mas a compra de um pãozinho é uma tradição importante em feriados.

A 'baguete' é um patrimônio cultural imaterial da Unesco desde 2022. No último ano, uma brecha legal resultou em muitos controles inesperados no dia 1º de maio.

Anract afirmou que "há cem anos, trabalhamos no Primeiro de Maio sem problemas", e o fechamento deste ano impactou 35.000 padarias, resultando em uma perda de receita de 70 a 80 milhões de euros.

Leia mais em o-globo