HOME FEEDBACK

Ousadia criminosa parece não ter limites, diz Moraes

Ministro do STF autoriza operação contra Jair Bolsonaro por obstrução de Justiça. Interferência na investigação é apontada como principal argumento para as medidas cautelares.

Ministro do STF, Alexandre de Moraes, ordenou operação de busca e apreensão contra o ex-presidente Jair Bolsonaro na manhã de sexta-feira (18.jul.2025).

A ação foi motivada por tentativas de obstrução da investigação sobre o processo por golpe de Estado em que Bolsonaro é réu. Moraes destacou que as postagens e declarações de Bolsonaro são atentatórias à soberania nacional e ao Poder Judiciário.

No despacho, foram mencionadas ações juntamente com seu filho, Eduardo Bolsonaro, que atualmente está nos Estados Unidos. Moraes apontou que o repasse de R$ 2 milhões ao filho foi uma tentativa de pressão sobre autoridades brasileiras.

Polícia Federal cumpriu os mandados em Brasília, incluindo a casa de Bolsonaro e endereços do Partido Liberal. As medidas visam prevenir a obstrução da Justiça e possíveis fugas, já que o ex-presidente é réu em investigação sobre a tentativa de golpe em 2022.

A PGR pediu a condenação de Bolsonaro, que pode resultar em penas superiores a 40 anos de prisão. Ele já está inelegível até 2030 e foi condenado em 2023 por abuso de poder político.

A defesa de Bolsonaro confirmou ter recebido a decisão com surpresa e indignação, e afirmou que irá se manifestar após conhecer os detalhes da decisão judicial.

Leia mais em poder360