Ouro despenca com pausa na demanda chinesa e apetite por ativos de risco
Contratos futuros de ouro enfrentam queda acentuada devido à redução da demanda por ativos seguros pelos investidores chineses. O bom desempenho de empresas de tecnologia nos EUA também contribui para um aumento no apetite por risco nos mercados.
Contratos futuros de ouro despencam em um dia de fechamento de mercados, incluindo o chinês, devido ao feriado do Dia do Trabalho.
Menor demanda por ativos seguros e um maior apetite pelo risco foram impulsionados pelo bom desempenho da Meta e Microsoft em seus resultados trimestrais, divulgados após o fechamento das bolsas.
No fechamento, os contratos futuros de ouro para junho caíram 2,92%, a US$ 3.222,2 por onça-troy, na Comex.
Ole Hansen, do Saxo Bank, afirma: “A correção do ouro em relação à máxima recorde de US$ 3.500 continua, à medida que o sentimento global de risco melhora.”
A recuperação das ações americanas e a valorização do dólar contribuíram para essa tendência. Hansen também alerta que a fraqueza do mercado de ouro deve persistir nos próximos dias devido ao fechamento chinês até 5 de maio.
Ele pondera: “A questão-chave é se os investidores chineses retornarão na próxima semana com a mesma intensidade ou se a fraqueza dos preços levará a novas liquidações de posições.”