Ouro: como investir no metal precioso na bolsa?
A busca por ouro aumenta em meio à turbulência econômica global, com investidores buscando segurança em ativos mais estáveis. Os ETFs e ações de mineradoras oferecem oportunidades de investimento na B3, refletindo um desempenho positivo mesmo em tempos incertos.
Valorização do ouro em tempos de incerteza
O ouro se valoriza durante crises, como na atual guerra comercial entre China e Estados Unidos, acentuada pelas tarifas de Trump. Isso gera medo sobre a economia global, aumentando a demanda pelo metal precioso.
Movimentos de aversão ao risco, a desvalorização de moedas e a inflação persistente elevam a busca por ativos seguros. O VIX, conhecido como “índice do medo”, subiu 44,96% até 28/04, indicando maior risco.
Investindo em ouro na Bolsa
É possível investir em ouro na B3 através de contas em corretoras, com opções como:
- ETFs de Ouro: fundos atrelados a benchmarks de mercado.
- GOLD11: ETF da XP Asset, expondo ao ETF iShares Gold Trust.
- GLDX11: ETF da Investo, replicando o ETF OUNZ da VanEck.
- BDR BIAU39: ETF da BlackRock, acompanhado do índice LBMA Gold Price.
Desempenhos até 28/04:
- GOLD11 e BIAU39: mais de 15% de retorno este ano.
- GLDX11: 6,76% desde o lançamento há um mês.
Ações de mineradoras
A B3 também possui ações da Aura Minerals (BDR AURA33), focada na produção de ouro e outros metais. Desde o início do ano até 28/04, AURA33 valorizou-se 47,36%, superando o Ibovespa de 12,40%.
Para mais informações sobre investimentos e comparação de ativos, acesse o Valor One, com ferramentas disponíveis na versão gratuita e opções para upgrade.