Otan alerta Brasil, China e Índia sobre sanções por fazer negócios com a Rússia
Mark Rutte alerta senadores sobre possíveis consequências das sanções americanas para Brasil, Índia e China. O secretário-geral da Otan enfatiza a necessidade de negociações de paz imediatas com a Rússia.
O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, alertou nesta terça-feira (15) senadores no Capitólio sobre as tarifas secundárias contra a Rússia anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Essas tarifas podem impactar Brasil, Índia e China, membros do Brics, que têm aumentado relações comerciais com Moscou desde as punições ocidentais devido à invasão da Ucrânia.
Rutte afirmou: “Meu incentivo a esses três países é… vocês devem considerar isso, pois pode afetá-los significativamente. Por favor, conversem com Vladimir Putin e incentivem-no a levar a sério as negociações de paz”.
Trump, na segunda-feira (14), ameaçou implementar sanções adicionais se a Rússia não negociar um cessar-fogo com a Ucrânia dentro de 50 dias, incluindo tarifas de 100% sobre importações russas.
No entanto, os EUA compram apenas cerca de 3% do que a Rússia vende ao exterior. As tarifas secundárias estão direcionadas ao setor energético da Rússia e seus parceiros comerciais, incluindo os países do Brics.
*Com informação do Estadão Conteúdo*