Os dois últimos veteranos da FEB que vão comemorar a rendição alemã e a vitória na 2ª Guerra
Veteranos celebram a memória da última batalha da Força Expedicionária Brasileira na Itália. Com 103 e 102 anos, Jarbas e Florentino são os últimos remanescentes a participar da cerimônia em Caçapava, relembrando a coragem e sacrifício dos pracinhas na Segunda Guerra.
Jarbas Dias Ferreira, 103 anos, e Florentino Zandonadi, 102 anos, são os últimos veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que participaram da campanha na Itália em 1944.
No próximo dia 26, eles participarão de uma cerimônia no 6.º Batalhão de Infantaria Aeromóvel (6.º BI Amv) em Caçapava (SP), comemorando a última batalha da FEB em Collecchio e Fornovo di Taro, onde 15 mil soldados alemães se renderam em 29 de abril de 1945.
Atrás deles, histórias de bravura, como a do major Samuel Silva, que participou do ataque a Monte Castelo, e do coronel Jairo Junqueira, que sofreu um ferimento auditivo ao localizar inimigos em um campanário.
O coronel Amerino Raposo Filho também fez parte dessa história, lançando os últimos disparos da artilharia brasileira na Itália, antes da rendição alemã.
A celebração ocorrerá em um contexto de recordação, onde o general Pedro Celso Coelho Montenegro lembrou que 462 brasileiros perderam a vida na Itália. Somente quatro veteranos da FEB estão vivos em São Paulo, totalizando pouco mais de 40 no Brasil
Ao lado dos veteranos, estarão seus filhos, relembrando as histórias de coragem e sacrifício que ainda ecoam nas cerimônias, essenciais para manter viva a memória da guerra.