HOME FEEDBACK

Órgão eleitoral do Equador nega pedido da oposição por recontagem de votos

Autoridades eleitorais do Equador reiteram a legitimidade da vitória de Daniel Noboa. Observadores internacionais descartam qualquer indício de fraude nas eleições de abril.

Órgão eleitoral do Equador negou pedido de recontagem de votos feito pelo partido de Luisa González, líder da oposição.

O pedido, que abrangia 1.729 urnas com documentação supostamente incompleta, foi feito ao Conselho Nacional Eleitoral na terça-feira (22).

O atual presidente Daniel Noboa foi declarado vencedor do segundo turno das eleições em 13 de abril, conforme as autoridades eleitorais e observadores externos.

No dia 15, a União Europeia afirmou não haver fraude no resultado e rechaçou alegações contrárias. O chefe da missão, Gabriel Mato, enfatizou: "Rechaçamos absolutamente essa narrativa".

A OEA também constatou a ausência de indícios de fraude, mas criticou o contexto das eleições, que ocorreram sob um estado de exceção decretado um dia antes.

A presidente do órgão eleitoral, Diana Atamaint, também destacou que foi impossível falar em fraude, pois os partidos monitoraram a votação com delegados presentes nos centros eleitorais.

Leia mais em folha