HOME FEEDBACK

Orçamento da França é ‘bomba-relógio’ para o euro, diz ING

Incertezas sobre o déficit orçamentário na França geram preocupações entre investidores. A falta de apoio parlamentar pode complicar ainda mais os planos do governo para controle fiscal.

França enfrenta desafios fiscais e políticos que afetam o euro

A apreensão sobre o controle do déficit orçamentário da França impacta os mercados financeiros e pode prejudicar a demanda pelo euro, segundo especialistas do ING Groep.

Em 15 de outubro, a moeda comum caiu para o menor nível em relação ao dólar, devido a tensões políticas geradas por propostas do governo minoritário, incluindo a eliminação de dois feriados nacionais.

O dólar foi impulsionado por dados de inflação dos EUA, mas a situação na França gerou preocupações sobre os desafios fiscais da segunda maior economia da zona do euro. O estrategista Franceso Pesole alertou que a questão do déficit pode afetar o sentimento na UE.

O plano de 43,8 bilhões de euros do primeiro-ministro François Bayrou corre o risco de colapso governamental devido à falta de maioria no Parlamento e oposição aos cortes de gastos.

Nesta quarta (16), o euro foi negociado a US$ 1,16, mas Pesole prevê uma possível queda para US$ 1,15 dependendo dos dados econômicos dos EUA.

Os títulos do governo francês enfrentam riscos políticos, apresentando os rendimentos mais altos na zona do euro. O estrategista macro Ven Ram indicou que as notícias negativas já estão precificadas nos papéis OATs, e perdas adicionais "não parecem justificadas por enquanto."

Leia mais em valoreconomico