Opositores de Trump fazem protestos por todo os EUA
Protestos em todo os Estados Unidos reúnem milhares de manifestantes em defesa de diversidade e políticas sociais. Críticas se concentraram na gestão de Trump e nas ações de Elon Musk à frente do governo.
Protestos em massa nos EUA contra Trump
Neste sábado (5.abr.2025), norte-americanos protestaram em várias cidades contra o presidente Donald Trump, em atos realizados nos 50 estados.
Os manifestantes defendiam a preservação de políticas atacadas no 2º governo de Trump: educação pública, direito ao aborto, pequenas empresas e assistência médica para veteranos.
Além disso, protestaram contra a deportação de imigrantes legais e a atuação do Departamento de Eficiência Governamental, sob a liderança de Elon Musk.
Em Manhattan, o protesto ocupou 20 quarteirões. Melissa Jackson, ex-professora, expressou sua indignação, afirmando que a situação nos EUA está “ridícula” e que a diversidade deve ser preservada.
Em Chicago, a Daley Plaza foi o centro das manifestações, onde o farmacêutico Glynn Tipton comentou sobre o impacto do governo em amigos de grupos minoritários.
Na capital, Washington, os manifestantes cercaram o Monumento a Washington e marcharam até o Capitólio.
Em Denver, organizadores notaram a queda na presença latina comparada a protestos anteriores, citando o medo criado pelo governo. Ian Mains, ex-subtenente, protestou pela primeira vez, defendendo os imigrantes da demonização.
Os eventos foram organizados por grupos como Indivisible e MoveOn, que mudaram o foco para questões de mercado e assistência, destacando que as políticas de Trump complicam a vida do americano médio.