Oposição quer CPMI para investigar contratos do governo Lula com organização
Oposição articula CPMI para investigar vínculos do governo com a Organização dos Estados Ibero-Americanos. Suspeitas de irregularidades em contratos que somam R$ 710 milhões motivam a ação, buscando maior transparência nas relações governamentais.
Oposição ao governo Lula articula CPMI para investigar relação com a OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos).
Grupo protocolou requerimento e busca assinaturas de apoio. A OEI teve um aumento significativo em contratos e convênios sob o governo atual, totalizando R$ 710 milhões, a maioria gerida por ministros do PT.
O líder da oposição, Luciano Zucco (PL-RS), levantou questões sobre possíveis irregularidades na relação entre o governo e a OEI. Ele destacou que isso poderia afetar a ordem constitucional do País.
A estratégia de desgastar o governo foi discutida em reunião da oposição, que contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A OEI é uma entidade internacional que promove cooperação ibero-americana em áreas como educação e cultura. A organização afirmou que seus custos são equivalentes a outras entidades internacionais e seguem regras similares à legislação brasileira.
Os ministérios também declararam que as contratações da OEI estão em conformidade com as normas vigentes.