HOME FEEDBACK

Oposição comemora racha no STF após sanções dos EUA a Moraes

Divisão no STF gera reações positivas em figuras da oposição, que celebram a ausência de apoio a Moraes. Críticos do governo interpretam o racha na Corte como um indicativo de mudança na política brasileira.

Divisão no STF provoca reação na oposição

Políticos da oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestaram entusiasmo com os sinais de divisão no STF após o ministro Alexandre de Moraes sofrer sanções dos EUA, pela Lei Magnitsky. As sanções o impedem de transações financeiras com instituições norte-americanas.

Mais da metade dos ministros do STF não assinou uma carta em defesa de Moraes, e somente 6 dos 11 ministros compareceram ao jantar oferecido por Lula no Palácio da Alvorada.

Nas redes sociais, a oposição celebrou a divisão. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) comentou: “Ao que parece, está tudo indo muito bem!”

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que os ministros não querem ser “contaminados por Moraes” e que a situação no Brasil está se esclarecendo. O ex-ministro Marcelo Queiroga provocou com “Luz no fim do túnel?”.

A ausência de quase metade dos ministros no jantar evidencia a falta de consenso na Corte. Moraes esperava apoio unânime, mas a maioria considerou impróprio contestar as sanções dos EUA.

Leia mais em poder360