HOME FEEDBACK

Opinião | Popularidade de Lula dá sinais de estabilidade em níveis competitivos para 2026

Queda na popularidade do governo Lula se estabiliza, mas índices seguem históricos. Com aprovação em níveis baixos, cenário político para 2025 permanece imprevisível, ainda que Lula mantenha competitividade nas pesquisas.

A queda de popularidade do governo Lula parece estar estabilizada, conforme análises das pesquisas recentes que mostram variações dentro da margem de erro.

A situação atual é resultado de uma tendência de queda que começou no fim de 2024, impulsionada por fatores como:

  • alta do dólar
  • aumento dos preços dos alimentos
  • impacto de um vídeo do deputado Nikolas Ferreira, que abordou problemas da população.

Desde janeiro, o dólar recuou e o salário mínimo foi reajustado, o que diminuiu a pressão sobre os preços. Isso pode ter contribuído para a estabilização da queda na popularidade do governo.

Atualmente, Lula enfrenta sua melhor avaliação desde que assumiu, com índices positivos entre 24-27% e uma rejeição de 41%. Em comparação, durante o mensalão, a avaliação era de 28-29% para ótimo/bom e 29-32% para ruim/péssimo.

Apesar da situação de Lula ser desafiadora, comparando com Bolsonaro, que chegou a apenas 19% de ótimo/bom, a avaliação binária mostra que Lula ainda mantém aprovação acima de 40%.

A eleição de 2025 ainda está distante, mas a percepção do eleitorado já molda o cenário político. Embora Lula tenha dificuldade em recuperar a popularidade inicial, basta um pequeno ganho de pontos para melhorar nas intenção de voto.

No Congresso, o nível de apoio ao presidente faz com que parlamentares priorizem emendas em vez de confrontar a agenda governamental, permitindo que a reforma do Imposto de Renda avance.

Leia mais em estadao