Opinião | Os fatos sobre a violência pública e a percepção de insegurança
Apesar da queda nas estatísticas de criminalidade, a sensação de insegurança persiste entre os paulistanos. A população se sente ameaçada pelo aumento da violência e a ineficácia das ações de segurança pública.
Secretaria de Segurança Pública de São Paulo reporta queda na criminalidade, mas a sensação de insegurança persiste na população.
Apesar das estatísticas, muitos cidadãos afirmam que os crimes estão aumentando em suas regiões, com relatos de falta de policiamento e crescente violência.
Os latrocínios e os roubos de celular se tornam cada vez mais frequentes, reforçando a percepção de um aumento na criminalidade.
Apenas a redução numérica, como a queda de roubos de celulares de 300 mil para 200 mil, não acalma a população, que teme ser vítima de violência. A discussão entre polícia e judiciário apenas reflete a ineficiência do Estado em garantir segurança.
Diante disso, muitos recorrem a seguranças privados e apólices de seguros para proteger suas residências e negócios, mas é essencial ter as coberturas corretas. Contratos de seguro insuficientes podem resultar em grandes perdas quando um sinistro ocorrer.
O seguro certo é fundamental para assegurar a proteção adequada contra os diversos tipos de crime enfrentados diariamente.