HOME FEEDBACK

Opinião | Gente gritando ‘volta, Bolsonaro’ na Paulista não garante voto para anistia que ex-presidente quer

A massiva manifestação na Avenida Paulista demonstra o apoio popular que Jair Bolsonaro ainda possui, mas a aprovação da anistia depende do voto de parlamentares. O desafio permanece, já que a maioria da população se opõe à proposta, complicando a articulação no Congresso.

Ex-presidente Jair Bolsonaro reuniu cerca de 45 mil pessoas na Avenida Paulista, segundo especialistas da USP. Essa mobilização pode não ser suficiente para garantir apoio no Congresso para o projeto de anistia.

Os gritos de “volta, Bolsonaro” elevam o ego do ex-presidente e atraem a atenção de governadores da oposição que visam as eleições de 2026. A manifestação também critica o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Supremo Tribunal Federal, reforçando o discurso oposicionista.

Para a aprovação da anistia, que pode beneficiar Bolsonaro, são necessários votos de deputados. O Placar do Anistia, do Estadão, mostra que atualmente há 197 parlamentares a favor. Este número é suficiente para um requerimento de urgência, mas gera insegurança para a votação de mérito.

O líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcanti (RJ), admite dificuldades para o avanço do projeto e possui uma lista com 162 apoiadores, inferior ao total do Estadão. Para garantir os votos, é necessário buscar apoio adicional entre os deputados.

Recentes pesquisas indicam que a maioria da população não está a favor da anistia. A aprovação do projeto é crucial para Bolsonaro, pois poderá ajudá-lo a evitar a prisão, embora a luta contra uma condenação pelo STF seja complexa.

Até lá, o ex-presidente deverá continuar ativo no cenário político, buscando aplausos e apoio.

Leia mais em estadao