Onda de otimismo com pistas de Trump atinge investidores nesta quarta-feira de Livro Bege
O otimismo nos mercados é impulsionado pela desmentida de Trump sobre a demissão de Jerome Powell e pela perspectiva de redução nas tarifas à China. Investidores aguardam importantes indicadores econômicos e discursos de dirigentes do Fed para orientar suas decisões.
Os mercados mundiais estão em alta nesta quarta-feira (23), impulsionados pelo alívio das tensões entre Estados Unidos e China. As bolsas americanas abriram com disparada de mais de 2%.
O presidente dos EUA, Donald Trump, negou que demitirá Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed) e indicou uma possível redução nas tarifas para a China, afirmando: "Não pegaremos pesado com eles".
A agenda de investidores inclui:
- Índices de gerentes de compras (PMIs) de abril dos EUA e da zona do euro, essenciais para a análise da economia.
- Divulgação do Livro Bege do Fed, que atualizará as condições econômicas nos EUA.
O Livro Bege é fundamental para a próxima reunião do Copom do Banco Central, no início de maio. No Brasil, não há indicadores previstos para hoje.
Os investidores também acompanham discursos de dirigentes do Fed:
- Presidenta do Fed de Cleveland, Beth Hammack, às 10h (de Brasília).
- Presidente do Fed de Chicago, às 10h.
- Membro do conselho do Fed, Christopher Waller, às 10h35.
Entre as ações, a Nvidia registrava alta de mais de 5%, enquanto a Tesla, apesar de um balanço pior que o esperado, subia cerca de 7%, após Elon Musk anunciar que reduzirá seu trabalho no governo americano para focar na empresa.