HOME FEEDBACK

OMS alerta para alto risco de sarampo nas Américas, em meio ao surto no norte do continente

Casos de sarampo na América do Norte aumentam drasticamente, com mais de 2,5 mil infecções registradas. Autoridades de saúde alertam para o alto risco da doença, especialmente entre comunidades menonitas.

Surto de sarampo na América do Norte continua a crescer.

Até agora, mais de 2,5 mil casos foram registrados em todo o continente.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a atividade do sarampo aumentou onze vezes em comparação com o mesmo período de 2024, com o risco considerado “alto” na América, enquanto o restante do mundo apresenta risco “moderado”.

O surto iniciou-se em Ontário, no Canadá, e rapidamente se espalhou para o Texas e o Novo México, alcançando Chihuahua no México, com 786 casos desde fevereiro. O Texas já registrou cerca de 663 casos.

Esses surtos afetaram comunidades menonitas, que migraram do Canadá para o México e depois para o Texas.

O primeiro caso em Chihuahua foi na criança menonita de 8 anos que visitou parentes em Seminole, espalhando o vírus na escola.

Em Ontário, o surto teve início em uma grande reunião de comunidades menonitas na província de New Brunswick.

Dr. Jarbas Barbosa, da Organização Pan-Americana da Saúde, notou as dificuldades em manter a taxa de vacinação contra o sarampo em 95%, padrão necessário para evitar surtos.

Casos confirmados de sarampo já foram identificados em seis países: Argentina, Belize, Brasil, Canadá, Estados Unidos e México.

Leia mais em valoreconomico