O truque simples para fazer as pessoas mudarem de opinião
Estratégias de conversa podem facilitar o diálogo em meio a divergências. Abordagens como a curiosidade genuína e o compartilhamento de experiências pessoais tornam os debates mais construtivos e respeitosos.
David Robson destaca a importância da discordância para o aumento do conhecimento, citando o filósofo Karl Popper. Em seu novo livro sobre conexões sociais, ele revela como pesquisas psicológicas podem tornar discussões sobre temas controversos mais construtivas.
Estudos mostram que as pessoas estão mais abertas a ouvir argumentos quando compartilham experiências pessoais em vez de apenas focar em fatos. Muitas vezes, as pessoas superestimam a intenção do outro de convencê-las e subestimam a vontade de aprender e discutir.
Um Estudo sobre a Amizade revelou que os participantes acreditavam que as outras pessoas estavam mais interessadas em convencê-las do que em dialogar. Expressar curiosidade e interesse pelas opiniões alheias pode ajudar a criar um ambiente mais receptivo.
Acrescentar uma pergunta como “Poderia me contar mais sobre suas opiniões?” em discussões pode mudar significativamente o tom do debate, tornando-o mais aberto. Uma pesquisa adicional demonstrou que as pessoas se mostram mais dispostas a reconsiderar suas opiniões após esse tipo de interação.
Kubin e sua equipe descobriram que a experiência pessoal aumenta o respeito e a percepção de racionalidade nas discussões. Mesmo que em temas controversos as pessoas prefiram começar com fatos, relatos pessoais podem ser eficazes para persuadir.
Estudos realizados durante as eleições americanas de 2018 mostraram que cabos eleitorais que usaram histórias pessoais, além de dados, conseguiram mudar opiniões mais efetivamente, embora as mudanças tenham sido pequenas.
Além disso, a civilidade nas conversas é crucial. Comportamentos rudes tendem a alienar ao invés de convencer, de acordo com o Princípio de Montagu. Portanto, demonstrar curiosidade, compartilhar experiências e manter um tom civilizado pode facilitar conexões e ajudar na construção de visões mais sensatas.
David Robson é autor de As Leis da Conexão, publicado em junho de 2024. Ele pode ser encontrado nas redes sociais e publica uma newsletter chamada Psicologia em 60 Segundos.