HOME FEEDBACK

O que Trump espera conseguir do resto do mundo nas negociações sobre tarifas?

Negociações comerciais complexas marcam a agenda da Casa Branca na busca por acordos bilaterais. A falta de clareza nos objetivos de Trump gera incertezas sobre as concessões esperadas dos países parceiros.

Mais compras de gás natural e menos tarifas sobre exportações são algumas das exigências que o governo Trump fará nas negociações com diversos países para evitar altas tarifas.

Após suspender tarifas programadas em mais de 70 países por 90 dias, Trump busca acordos individuais com nações como Vietnã, Japão e Coreia do Sul. No entanto, ainda existe confusão sobre os objetivos do presidente, com até mesmo alguns assessores expressando incerteza.

Trump deseja fechar o déficit comercial dos EUA, uma ideia criticada por economistas. Os acordos deverão abordar barreiras tarifárias e “não tarifárias”, além de exigir que países não sirvam como intermediários para produtos chineses.

O foco central parece ser a China, mas países como Vietnã e Malásia, que dependem da economia chinesa, podem hesitar em concordar com as exigências americanas. Trump pode replicar acordos do passado, mas o sucesso dependerá da disposição de ambos os lados para negociar.

Além disso, acordos poderiam envolver setores específicos, como gás natural e agricultura, mas ainda há dúvida se serão suficientes para mudar a proeza manufatureira dos EUA.

O ambiente político e econômico continua a ser uma incerteza significativa nas negociações, com possíveis contramedidas por parte de países estrangeiros.

Leia mais em estadao