HOME FEEDBACK

O que é o Cartel de los Soles, que os EUA dizem que Maduro chefia

EUA acusam Maduro de liderar cartel de tráfico de drogas e oferecem recompensa de US$ 25 milhões. O grupo, envolvendo militares da Venezuela, é associado a violações graves de direitos e atividades terroristas.

Os EUA acusam Nicolás Maduro de liderar o “Cartel de los Soles”, que supostamente facilita o tráfico de cocaína, armas e objetos de destruição.

No dia 28 de setembro, o governo de Donald Trump anunciou uma recompensa de US$ 25 milhões por informações que levem à prisão ou condenação de Maduro.

Embora denominado cartel, o grupo é descrito como uma rede de contatos, composta por militares e membros da Guarda Nacional que protegem o tráfico. Segundo a BBC, ele representa “elementos corruptos” sem uma estrutura hierárquica típica de cartéis.

Relatos indicam a existência do grupo desde a década de 1990, antes de Hugo Chávez assumir o poder. O termo “Cartel de los Soles” surgiu em 1993, após investigações sobre dois generais da Guarda Nacional.

Na última sexta-feira (25), o Departamento do Tesouro dos EUA sancionou o Cartel de los Soles como “terrorista global especialmente designado”. A acusação é de que o grupo fornece apoio a organizações terroristas que ameaçam a segurança dos EUA, como o "Tren de Aragua" e o "Cartel de Sinaloa".

As autoridades afirmam que Maduro e o alto escalão do regime corromperam instituições governamentais na Venezuela, para ajudar no tráfico de drogas. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, destacou que a ação expõe a facilitação do narcoterrorismo pelo regime de Maduro.

Leia mais em valoreconomico