O Brasil é a vitória dos brasileiros
Governo Lula busca resgatar o sentimento de pertencimento nacional enquanto enfrenta desafios econômicos e políticos. A comunicação eficiente é vista como chave para mobilizar a sociedade em prol do fortalecimento do Brasil.
“O Brasil é dos brasileiros e está dando a volta por cima”. Essa frase resume a nova estratégia de comunicação do governo Lula, sob a direção do ministro Sidônio Palmeira.
Após anos de descaso sob o governo Bolsonaro, o Brasil voltou a se afirmar como nação. O governo Lula, em resposta às ameaças de Trump, afirmou: “aqui não Trump”. As tarifas propostas pelo ex-presidente dos EUA são inaceitáveis e prejudiciais.
Lula, Alckmin e Haddad são figuras centrais nesse novo cenário. Apesar de avanços, é importante lembrar que Passárgada ainda está longe de ser uma realidade. Como destacou Ariano Suassuna, é preciso ser um realista esperançoso.
O apoio unânime do Congresso a medidas retaliatórias contra abusos externos demonstra um forte sentimento nacional. “O Brasil é dos brasileiros” deve ser uma chamada à responsabilidade coletiva, não apenas do governo.
É preocupante que muitos capitalistas ainda pensem como na década de 1930. Contudo, a comunicação do governo reforça que “estamos dando a volta por cima”, após a destruição causada pelo governo anterior.
Em apenas 2 anos e 3 meses, Lula reestruturou os fundamentos do país. As expectativas para o próximo ano são positivas.
O ministro Sidônio Palmeira enfrenta o desafio de remover o entulho bolsonarista e implementar uma comunicação efetiva e positiva, utilizando suas competências em tecnologia.