Nvidia diz que produzirá até US$ 500 bilhões em equipamentos de IA nos EUA
Nvidia investirá meio trilhão de dólares em infraestrutura de IA nos EUA em quatro anos. Produção em massa do chip Blackwell começará na nova fábrica da TSMC em Phoenix dentro de 12 a 15 meses.
Nvidia, líder em chips para inteligência artificial, planeja investir até meio trilhão de dólares em infraestrutura de IA nos Estados Unidos nos próximos quatro anos.
A produção do chip de IA Blackwell já começou em uma nova fábrica da Taiwan Semiconductor Manufacturing em Phoenix. A empresa também está construindo fábricas de supercomputadores no Texas, em parceria com a Foxconn e a Wistron.
Pela parceria com Amkor Technology e Siliconware Precision Industries, a Nvidia realizará operações de embalagem e teste no Arizona. A expectativa é que a produção em massa aumente em 12 a 15 meses.
O CEO Jensen Huang destacou que a fabricação americana ajudará a atender à crescente demanda por chips de IA e fortalecerá a cadeia de suprimentos.
Empresas globais, como Apple e Eli Lilly & Co., também estão aumentando a fabricação nos EUA, seguindo as novas políticas tarifárias do governo de Donald Trump.
A administração Trump planeja aplicar tarifas a eletrônicos, destaca-se na reestruturação do comércio dos EUA.