HOME FEEDBACK

Nunes Marques suspende cassação de prefeito e vice de Barueri

Ministro do TSE acolhe recurso e suspende cassação de prefeito e vice de Barueri. O caso ainda será analisado pelo plenário da Corte, que deverá decidir sobre as alegações de irregularidades na campanha eleitoral.

Ministro do TSE suspende cassação de diplomas em Barueri

Nesta quinta-feira (1º.mai.2025), o ministro Nunes Marques do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) suspendeu a decisão do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) que cassou os diplomas do prefeito de Barueri, Beto Piteri (Republicanos), e da vice-prefeita Dra. Claudia (PSB).

No dia 28 de abril, o TRE-SP havia determinado que ambos deixassem o cargo, alegando uso indevido dos meios de comunicação social. Além disso, em 8 de abril, foi imposta a inelegibilidade de Piteri e de Rubens Furlan (ex-prefeito) por 8 anos, devido à divulgação de vídeos no Instagram de Furlan que favoreciam Piteri e depreciavam o oponente, Gil Arantes (União Brasil).

A defesa da vice-prefeita argumentou que não havia provas suficientes e que a decisão violava a jurisprudência do TSE. Nunes Marques acatou o recurso e ressaltou que o caso deve ser analisado pelo plenário da Corte.

O ministro observou que a cassação de diploma deve ocorrer somente após o esgotamento das instâncias ordinárias, salvo em casos de provimento cautelar.

Leia mais em poder360