Número de autocracias supera o de democracias no mundo, revela estudo
Relatório indica que crescente domínio das autocracias afeta a democracia global. A polarização política e a desinformação são destacadas como principais ameaças ao sistema democrático.
Relatório da Democracia 2025, do Instituto V-Dem, mostra que as autocracias se tornaram maioria no mundo, com 91 regimes autocráticos e 88 democracias ao final de 2024.
Cerca de 72% da população mundial (5,8 bilhões de pessoas) vive em autocracias, o maior nível desde 1978. O estudo analisou 179 países e destaca que as autocracias são comuns no Oriente Médio, África do Norte, Ásia do Sul e África Subsariana, enquanto as democracias se concentram na Europa Ocidental e na América do Norte.
O relatório identifica a desinformação e a polarização política como as principais ameaças às democracias:
- A desinformação é usada por governos autocráticos para criar desconfiança.
- A polarização reduz a confiança nas instituições governamentais, levando cidadãos a priorizarem interesses partidários em detrimento dos princípios democráticos.
O documento ressalta que a polarização aumentou significativamente em nove países durante as eleições de 2024, citando o cenário político dos EUA como exemplo. Além disso, a violência política e ataques aos meios de comunicação aumentaram, com 14 das 61 eleições de 2024 marcadas por violência, incluindo a eleição mais sangrenta do México e tentativas de assassinato na Eslováquia e contra o ex-presidente Trump.
*Com informações da Agência Brasil*