HOME FEEDBACK

Novo questiona Itamaraty após Moraes suspender extradição de traficante

Bancada do Novo questiona Itamaraty sobre decisão do STF que suspendeu extradição de traficante búlgaro. Requerimento pede esclarecimentos sobre a recusa da Espanha em extraditar o blogueiro Oswaldo Eustáquio por motivos políticos.

Bancada do Novo na Câmara protocolou um requerimento de informação em 16 de outubro, cobrando esclarecimentos do Ministério das Relações Exteriores sobre a decisão do STF que suspendeu a extradição de um traficante.

O ministro Alexandre de Moraes decidiu barrar a extradição de Vasil Georgiev Vasilev após a Espanha negar o pedido para extraditar o blogueiro Oswaldo Eustáquio, sob alegações de violação da reciprocidade entre os países.

Moraes oficiou o Ministério da Justiça e o Itamaraty, pedindo informações ao embaixador espanhol, que terá cinco dias para justificar a negativa de extradição.

A bancada do Novo questiona se houve interlocução prévia entre o STF e o Itamaraty e solicita um posicionamento do governo sobre as negativas de extradição de Eustáquio, que foram alegadamente políticas.

O pedido também busca entender os impactos diplomáticos e os riscos de retaliações por parte da Espanha. Na justificativa, a bancada afirma que é seu dever fiscalizar a política externa brasileira.

A solicitação ainda precisa ser apreciada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, e aprovada pela maioria simples.

A Justiça espanhola negou a extradição de Eustáquio em 14 de outubro, alegando que os crimes lhe são atribuídos por motivos políticos. O blogueiro é investigado no Brasil por diversas acusações, incluindo associação criminosa.

Moraes ressaltou a importância da reciprocidade em casos de extradição, conforme a Lei de Migração e o Tratado de Extradição entre Brasil e Espanha.

Leia mais em infomoney