‘Nós perdemos o líder religioso mais importante deste primeiro quarto do século XXI’, declara Lula em Roma
Lula expressa pesar e gratidão pela liderança de Papa Francisco durante funeral em Roma. O presidente do Brasil ressalta a importância do pontífice no combate à desigualdade e na paz mundial.
Na manhã deste sábado (26), Lula e a comitiva brasileira participaram da Missa Exequial que precedeu o funeral do papa Francisco, em Roma.
Após a cerimônia, o corpo do pontífice foi levado para a Basílica de Santa Maria Maggiore para o sepultamento.
No Aeroporto Internacional de Roma Leonardo da Vinci, Lula conversou com jornalistas e lamentou a morte do papa: “Nós perdemos o líder religioso mais importante desse primeiro quarto do século XXI. O papa Francisco não era apenas um papa.”
Ele ressaltou a preocupação do papa com temas como a fome, Gaza e igualdade. Lula considerou a sua presença uma forma de agradecimento: “Foi uma dívida que pagamos a um homem que prestou serviços à humanidade.”
Lula também elogiou a comitiva que o acompanhou, destacando a presença do presidente do Senado, do presidente da Câmara, ministros, deputados e de sua mulher, Janja.
Aguardando a indicação do próximo papa, Lula expressou esperança: “Quisera a Deus que o próximo papa seja assim igual a ele.”
Ele concluiu: “Volto ao Brasil certo de que cumprimos nosso dever de vir no enterro de uma pessoa admirável como Papa Francisco.”