No Japão, Lula será recebido hoje por primeiro-ministro e assina acordos bilaterais
Lula busca estreitar laços com o Japão em viagem que envolve fóruns empresariais e discussões sobre acordos comerciais. A comitiva brasileira espera fortalecer o comércio e abordar questões climáticas durante a estadia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em sua terceira dia de viagem ao Japão nesta quarta-feira.
Ele participará do Fórum Empresarial Brasil-Japão e se reunirá com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba, onde poderá assinar atos e falar à imprensa.
Lula também aproveitará um jantar oferecido pelo primeiro-ministro.
Na terça-feira, ele participou de um jantar com o imperador Naruhito e a imperatriz Masako, além de se reunir com sindicalistas.
O objetivo da viagem é fortalecer as relações bilaterais entre o Brasil e parceiros internacionais.
Essa é a viagem mais longa de Lula desde dezembro de 2022, e começará no Japão, terminando no Vietnã em uma semana.
Lula destacou em um vídeo a parceria de 130 anos entre Brasil e Japão și terá encontros com o primeiro-ministro para discutir comércio, investimentos, multilateralismo e mudanças climáticas.
Temas como o acordo comercial com o Mercosul e a abertura do mercado japonês para carnes bovina e suína são prioridades nas conversas.
Segundo informações, a Argentina de Javier Milei já manifestou interesse em flexibilizar as regras do Mercosul, o que torna a negociação com o Japão um ponto estratégico para o Brasil.