Netanyahu planeja visitar Trump na 2ª e pedir fim de tarifas
Encontro entre Netanyahu e Trump visa discutir tarifas e fortalecer laços entre Israel e EUA. Expectativa é que primeiro-ministro israelense seja o primeiro líder a tratar diretamente do assunto com o presidente americano.
Encontro entre Netanyahu e Trump
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, planeja se reunir com o presidente dos EUA, Donald Trump, na segunda-feira (7.abr.2025) na Casa Branca.
O objetivo é discutir tarifas impostas pelo governo norte-americano ao país israelense.
Se a reunião for confirmada, Netanyahu será o 1º líder a se encontrar pessoalmente com Trump sobre as tarifas recíprocas.
Após a decisão de Trump, que aplicou uma alíquota de 17% sobre Israel, o governo israelense retirou todas as tarifas de exportação para produtos dos EUA.
Netanyahu, ao lado do ministro das Finanças e do ministro da Economia, destacou que essa medida pode fortalecer os laços entre os dois países.
Em comunicado, ele afirmou: "As vantagens econômicas para o mercado e para os cidadãos de Israel nos ajudarão a fortalecer ainda mais a aliança."
Na quarta-feira (2.abr), Trump também anunciou um decreto que estabelece tarifas recíprocas sobre produtos de parceiros comerciais para equilibrar cobranças.
Os produtos brasileiros sofrerão uma taxa de 10%, refletindo o que o Brasil cobra de bens norte-americanos.
Para países que cobram mais de 20%, como a China (34%) e a UE (20%), os EUA aplicarão taxas reduzidas. A cobrança será feita em duas etapas.