HOME FEEDBACK

Netanyahu perde maioria no Parlamento após saída de outro partido ultraortodoxo

A saída do partido ultraortodoxo Shas deixa Netanyahu com apenas 50 cadeiras no Knesset, complicando ainda mais sua governabilidade. A turbulência política ocorre em meio a negociações de cessar-fogo entre Israel e Hamas.

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, perdeu o apoio do partido ultraortodoxo Shas nesta quarta-feira (16), ficando com uma minoria no Parlamento.

Conforme a Associated Press, o Shas saiu devido a desacordos sobre uma proposta de lei que concederia isenções do serviço militar a seus membros.

A perda de apoio se segue à saída do Judaísmo Unido da Torá (UTJ), outro partido ultraortodoxo, pelo mesmo motivo.

Com essas renúncias, Netanyahu governará com apenas 50 dos 120 assentos no Knesset, tornando sua base parlamentar ainda mais frágil.

Apesar da saída, o Shas afirmou que não pretende enfraquecer a coalizão e poderá votar a favor do governo em algumas legislações, além de não apoiar sua derrubada.

A turbulência política ocorre enquanto Israel e o Hamas negociam um cessar-fogo na Faixa de Gaza, com apoio dos Estados Unidos.

A mudança na coalizão não inviabiliza as negociações, mas torna Netanyahu mais suscetível às exigências de seus parceiros da extrema direita, que se opõem ao fim da guerra de 21 meses.

Leia mais em valoreconomico